
9 de julho, às 15h30, horário de Pequim, na primeira rodada da Copa do Mundo Suwon, na Coreia do Sul, a seleção japonesa de futebol feminino enfrentará a Seleção Feminina de Futebol do Taipé Chinês.
A competição de futebol feminino da Copa do Leste Asiático é dividida em "fase final" (semifinais) e "fase preliminar". A seleção japonesa participou da fase final 8 vezes, com um recorde de 4 coroas e 2 asiáticos. O Taipé Chinês participou 6 vezes, foi eliminado nas preliminares 3 vezes e chegou à "fase final" 3 vezes. Perdereu todos os 9 jogos e perdeu um total de 32 gols.
A seleção japonesa de futebol feminino tem estado em geral recentemente. Desde o final de maio, perdeu todos os três jogos de aquecimento, duas derrotas para a seleção brasileira de futebol feminino e a seleção espanhola de futebol feminino. No entanto, nesses três jogos de aquecimento, a seleção japonesa de futebol feminino contou com um grande número de jogadores que jogaram pelos Estados Unidos e Europa (como Tanaka América do Sul, Nagano Fenghua e outros), e desta vez a seleção japonesa de futebol feminino que veio participar da Copa do Leste Asiático, um grande número de jogadores estrangeiros estavam ausentes e a escalação mudou.
Nesta seleção japonesa de futebol feminino, apenas três jogadores estrangeiros, o goleiro Hiao, que jogou pelo time espanhol de Granada, Ishikawa Riyin, que jogou pelo Everton da Inglaterra, e Haruka Osawa, que jogou pelo time alemão de Stuttgart. Os outros jogadores são da liga japonesa ou da universidade. Entre eles, 10 jogadores são recrutas da seleção nacional, e os representantes são Kitamura Miwa do time de futebol feminino de Chiba, Ichise Senri do time de futebol feminino de Hiroshima e outros. Antes do jogo, a treinadora de futebol feminino do Japão, Nelson, disse que o objetivo deste torneio é treinar "para a equipe, é uma excelente oportunidade para atrair novos talentos". A capitã da seleção japonesa de futebol feminino, Takahashi, disse: "Estamos aqui para ganhar o campeonato. Espero que todos os jogos façam tudo para vencer."
A seleção feminina de futebol do Taipé Chinês está em boa forma recentemente, conquistando 5 vitórias consecutivas (duas vitórias sobre as Filipinas, derrotando o Paquistão, Quirguistão e Indonésia), marcando 15 gols em 5 jogos e perdendo apenas 1 gol, mas esses adversários são mais fracos. Na história da Copa do Leste Asiático de Futebol Feminino, a Seleção Chinesa de Futebol Feminino de Taipé jogou 6 vezes, voltou para casa 3 vezes nas eliminatórias e as outras 3 vezes jogaram nas semifinais 9 jogos e perderam apenas um gol em 9 jogos, que é o Futebol Feminino de 2022. A Copa da Ásia rompeu o portão do futebol feminino japonês (derrota por 1 a 4).
Entre as jogadoras de futebol feminino do Taipé Chinês que jogam desta vez, a jogadora naturalizada Sohime Matsunaga (que cresceu no Japão e sua avó é da província de Taiwan, na China), e Su Yuxuan, que jogou pela Super Liga Feminina de Zhejiang. Antes do jogo, Matsunaga disse que jogadores como Takahashi Hana, da seleção japonesa de futebol feminino, "já foram meus ídolos e estou muito honrado por poder jogar contra eles". O técnico Chen Xiaoming disse de forma muito pragmática que o objetivo da seleção feminina de futebol do Taipé Chinês é "ganhar pontos", mesmo que consiga um ponto, também estabelecerá um marco na história do time de futebol feminino de Taipé Chinês.
Em termos de resultados, as duas equipes se enfrentaram 7 vezes nos últimos 20 anos. A seleção japonesa de futebol feminino venceu 7 jogos e teve uma média de 45 gols em 7 jogos.
Para os feridos, o principal meio-campista da seleção japonesa de futebol feminino antes do jogo, Maya Hijikata, desistiu do jogo devido a uma lesão.