
Em 13 de julho, na segunda rodada da Copa do Leste Asiático, depois que a seleção nacional de futebol perdeu por 0-2 para o Japão e sofreu uma sequência de duas derrotas consecutivas, a mídia sul-coreana "Korean Sports" também escreveu um artigo especificamente para apontar a situação atual do futebol chinês. Após o fracasso do futebol e das políticas de naturalização, o fraco desempenho da seleção nacional de futebol na Copa do Leste Asiático, deixe o futebol chinês cair na confusão novamente.
Na partida de abertura da Copa do Leste Asiático, a seleção nacional de futebol enfrentou a segunda seleção sul-coreana e perdeu por 0-3. Na segunda rodada, contra a terceira seleção japonesa, a seleção nacional de futebol ainda não conseguiu criar uma oportunidade decente e terminou com um placar de 0-2. Com 2 derrotas consecutivas e 0 gols, o futebol chinês e os torcedores caíram em um clima de desespero.
O artigo "Korean Sports" apontou que o ritmo de desenvolvimento do futebol chinês não conseguiu acompanhar o ritmo do país. Desde 2010, o futebol chinês apresentou o slogan da ascensão. Com a ajuda do investimento de grandes empresas e da política de jogadores naturalizados, ele tentou alcançar em um curto espaço de tempo.
No entanto, até agora, essas duas medidas do futebol chinês falharam basicamente. A bolha do futebol dourado da Super League chinesa há muito foi perfurada e os jogadores naturalizados se concentraram mais em interesses econômicos e carecem do senso de responsabilidade dos jogadores da seleção nacional. Muitas equipes da Super League chinesa estão enfrentando o risco de dissolução, e alguns jogadores naturalizados se aposentaram um após o outro. Ou se recusa a se juntar à equipe chinesa novamente.
Depois de perder a Copa do Mundo EUA-Canadá-México em 2026, a sequência de derrotas na Copa do Leste Asiático fez com que o futebol chinês mais uma vez explorasse a causa raiz do problema, mas ainda não se sabe se uma solução pode ser encontrada.