
Notícias de 5 de julho Às 19:35 do dia 6, horário de Pequim, na segunda rodada do Campeonato Internacional de Futebol da Shenyang Peace Cup 2025, a seleção chinesa Sub-16 jogará em casa contra a equipe Sub-16 do Uzbequistão.
Neste campeonato, quatro escalões sub-16 da Coreia do Sul, Japão, China e Uzbequistão participarão. Em um único sistema de round robin, o campeonato será determinado por pontos. Na primeira rodada, a equipe chinesa Sub-16 derrotou o Japão Sub-16 por 1 a 1, enquanto o Uzbequistão perdeu por 0 a 1 para a Coreia do Sul Sub-16.
A equipe chinesa de sub-16 é comandada pelo técnico japonês Toshinomu Fujima. A equipe disputou 12 jogos em 2025, incluindo amistosos, Copa Montaigüi, Copa Heping, etc., com 12 vitórias, 5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, e marcou 16 gols e perdeu 15 gols. Desde maio, a seleção chinesa Sub-16 manteve-se invicta em 4 jogos, 2 vitórias e 2 empates, derrotando times da mesma idade da Arábia Saudita e da Austrália, empatou com Vietnã e Japão e marcou 10 gols em 4 jogos.
Na primeira rodada da Copa da Paz, a seleção chinesa mostrou espírito de luta e espírito de luta ao perder a bola primeiro. A derrota foi empatada e a seleção japonesa foi forçada a empatar. A equipe até teve a vantagem no número de chutes. A equipe teve a chance de reverter e vencer, mas o jovem de 16 anos Shuai Weihao atirou no gol vazio e, infelizmente, jogou alto. Após o jogo, Shuai Weihao derramou lágrimas no estádio, engasgou e se desculpou durante a entrevista e expressou sua esperança de marcar gols em partidas subsequentes. O técnico Toshitaka Fuji protegeu os jogadores: "Nossas oportunidades absolutas de gol são basicamente criadas por ele. Se não fosse por ele nesta posição, talvez não houvesse essas oportunidades..."
A seleção sub-16 do Uzbequistão não é pequena. No "Campeonato da Ásia Central Sub-17" em maio deste ano, o Uzbequistão derrotou o Quirguistão por 5 a 1, derrotou o Irã por 4 a 2 e entrou na final. No final, perdeu para o Tajiquistão por 3 a 4., Vice-campeão. Dos 22 jogadores participantes na época, 12 foram selecionados para a escalação na China. Além disso, em junho, eles também fizeram dois jogos de aquecimento com o escalão russo Sub-17, com uma vitória e uma derrota.
De acordo com a mídia asiática, a força escalonada do Uzbequistão na faixa etária de 2009 não deve ser subestimada. No ano passado, eles derrotaram o time japonês na faixa etária de 2009 por 5 a 1. Esta é a primeira vez que a seleção japonesa perde uma pontuação tão grande na Ásia nos últimos anos. O técnico do Uzbequistão, Sergey Chigodayev, que participou da Copa da Paz desta vez, é o ex-técnico assistente da equipe olímpica do Uzbequistão em 2001. Ele ajudou a equipe olímpica do Uzbequistão nessa faixa etária a vencer o vice-campeão asiático e participou das Olimpíadas de Paris.
As duas equipes Sub-16 se enfrentaram apenas uma vez nos últimos 10 anos. Foi o amistoso da Copa da Paz do ano passado. A seleção chinesa derrotou o Uzbequistão por 2 a 1. No entanto, na fase de grupos da Copa da Ásia Sub-17 em abril deste ano, a seleção nacional foi derrotada pelo Uzbequistão por 1-2. Agora, a seleção do Uzbequistão que veio para a China tem vários jogadores que participaram da batalha.